Top 10 Obras de Arte Mais Caras do mundo

O que é uma obra de arte?
Obra de arte é uma criação humana com objectivo simbólico, belo ou representação de um conceito determinado.

Abaixo são listadas várias pinturas famosas de pintores famosos muito muito muito caras…
Top 10 obras de arte mais caras do mundo

10# - Um Bar em Folie-Bergère (215 milhões de dólares)
Um Bar em Folie-Bergère é um óleo sobre tela (técnica de pintura, que se utiliza tintas de óleo), pintado por Édouard Manet e exibido no salão de Paris em 1882.

A jovem que serviu de modelo, Suzon, era realmente uma empregada de um bar de café, denominado café-concerto.



O aspecto que mais chama atenção dos críticos é o reflexo da moça no espelho. Suas costas não parecem revelar uma cena exacta da cena, tanto no que concerne a sua postura, tanto como a presença de um homem em sua frente.

Embora esta obra deixe muitas dúvidas nos especialistas, ela é muito cara!!!!

9# - Impressão, nascer do sol de Claude Monet (265 milhões de dólares)
impressao-nascer-do-sol
Impressão, nascer do sol é a mais célebre e importante pintura do impressionista Claude Monet. É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), que representa o nascer da matina (pôr do sol) no porto de Havre, na França.

A sobreposição de cores originais, cruas e sem misturas é uma grande característica da técnica impressionista. Foi esta tela que deu origem ao movimento impressionista.

8# - Ronda Nourna de Rembrandt (305 milhões de dólares)
ronda-nourna-de-rembrandt
A Ronda Nouna é o nome pelo qual se conhece comumente uma das obras mais famosas do pintor holandês Rembrandt, pintada entre 1640 e 1642.

7# - Noite Estrelada de Vincent Van Gogh (345 milhões de dólares)
a noite estrelada
A noite estrelada é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent Van Gogh. Foi criada por Van Gogh aos 37 anos, enquanto esteve num asilo em Saint-Rémy-de-Provence (1889 – 1890).

Durante sua estadia no asilo, Van Gogh se dedicou a pintar sobre todas as paisagens da região da Provence.

Ao contrário de várias das suas obras, a noite estrelada não foi pintada a partir da vista correspondente de uma paisagem, como de costume. A obra encontra-se no Museu de Arte Moderna de Nova York.

6# - A Moça com brinco de pérola (390 milhões de dólares)
Moca de brinco de perolas
A moça com brinco de pérola é a pintura mais famosa de Vermeer e foi restaurada em 1994. Possuí uma beleza atemporal. Na verdade a obra dá uma impressão de que Vermeer afirma em forma de imagem que a moça é uma pérola.

Ela brilha em contraste com o fundo negro. Provoca o olhar do espectador, é despojada, sem protecção das emoções humanas, possui intensidade erótica, é tão humana e simples (breve interpretação da obra).

5# - A Liberdade Guiando o Povo de  Eugène Delacroix (442 milhões de dólares)
A liberdade guiando o povo
A liberdade guiando o povo é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.

Uma mulher representando a liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa numa mão e brandino um mosquete com baioneta (arma) na outra.

O monte de cadáveres actua como um pedestal de onde a Liberdade passa, descalça e com os seus nus, de lona e no espaço do espectador. O barrete (capuz/gorro) que ela usa simbolizou a liberdade durante a primeira Revolução francesa, 1789 – 1794.

A pintura tem sido vista como um marco para o fim da era do iluminismo, assim como muitos estudiosos veem o fim da Revolucão francesa como início da era romântica.

4# - A escola de Atenas de Rafael Sanzio (480 milhões de dólares)
a escola de atenas
A escola de Atenas é uma das pinturas mais famosas do renascentista italiano Rafael Sanzio e representa a academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do vaticano.

A obra é um afresco (obra sobre a parede) em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Na obra, Rafael pintou os maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de reflectir a filosofia em si. A técnica de prespectiva da pintura é considerada revolucionária em sua época e deixou um grande legado artístico para a humanidade.

3# - A última ceia de Leonardo da Vinci (510 milhões de dólares)
a utima ceia de leonardo da vinci
A última ceia também é um afresco, de Leonardo da Vinci para a igreja do seu protector, o Duque Lodovico Sforza. Representa a última ceia de jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados no mundo.

A pintura se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão, que o duque mandou construir, entre outras coisas,  servir de lugar para sepultar seus familiares. Leonardo da Vinci passou três anos a dar atenção a esta obra, o que era muito raro para um pintor versátil e de sua categoria. É um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos diversos a ter vivido.

2# - Mona Lisa de Leonardo da Vinci (642 milhões de dólares)
Maola lisa ou La Gioconda
Mona Lisa ou La Gioconda, teve sua pintura iniciada em 1503 e é nesta obra que Da Vinci melhor demonstrou a técnica do sfumato.

O quadro representa uma mulher com expressão tímida. O seu sorriso restrito é sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza do tempo de Da Vinci. 


Este retrato é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso do mundo.

A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo.

1# - Tecto da Capela Sistina de Michelangelo (780 milhões)
Teto da capela sistina de Michelangelo
O Tecto da Capela Sistina é composto por um afresco de tamanho e técnica artística monumentais de Michelangelo, pintado entre os anos de 1508 e 1512 na Capela Sistina, no Vaticano.

Michelangelo dedicou-se a tarefa e fez com grande maestria que tornou os afrescos um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.

Ao analisar o património do Vaticano, não foi considerado o valor real da capela sistina em virtude dos afrescos de Michelangelo, consideradas impossíveis de se avaliar pelo mercado imobiliário.

Cabe a você agora dizer o que achou das obras!!! E quais você mais gostou. E compartilha nas suas redes sociais!!


Veja também:


Escrito por: Paulo Amosse Cuambe

Fonte(s): Wikipédia, Tudoeetc