Os 10 Maiores Desastres Naturais Do Mundo

Desastres naturais são grandes eventos adversos (prejudiciais) resultantes de processos naturais da terra, ou seja, são fenómenos que fazem parte do comportamento natural da terra.
Eles representam a mudança de ciclo na terra.

Por que ocorrem?
Muitas catástrofes naturais têm ocorrido porque o Planeta Terra sofre cada dia mais, com o aquecimento globlal e o efeito estufa, devido a acção humana sobre a terra.

A substituição da terra pelo asfalto, a devastação das florestas, a desordenada ocupação de encostas (qualquer dos lados de uma elevação, como uma montanha, onde geralmente correm as águas), estas são algumas das agreções que a natureza sofre nas maõs do Homem.

Impactos sobre a humanidade
Estas catástrofes quando ocorrem, trazem consequências catastróficas para os seres humanos, tanto a nível económico quanto a nível social.

Os desastres naturais podem destruir infra-estruturas ou propriedades, a perda de recursos financeiros, de segurança e abrigo, ferimentos e doenças, perda de milhares de vidas, migrações maciças da população, além das perdas materiais as vitmas ficam traumatizadas.

Embora as tecnologias actualmente estejam muito avançadas, os desastres naturais são imprevisíveis e incontroláveis.

Os maiores desastres naturais

Conforme você já leu anteriormente, as catástrofes naturais são devastadoras, de consequências drásticas à humanidade. Conheça agora, as catástrofes naturais mais devastadoras da história:

#10 - Terremoto em Allepo, Síria
Um dos maiores desastres naturais

Allepo localiza-se no norte da Síria, numa área muito vulnerável a tremores. Este acontecimento teve lugar no dia 11 de Outubro de 1 138.

Com base em dados geológicos, as estimativas modernas dão o terremoto a magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Segundo dados históricos morreram aproximadamente 230 mil pessoas, além dos grandes danos sofridos pela cidade.

9# - Terremoto e Tsunami no Oceano Índico
um dos maiores desastres naturais da humanidade

Este evento que decorreu um dia após o Natal de 2004, afectou vários países da Ásia, provocando a morte de cerca de 230 mil pessoas em 14 países e milhares de desalojados.

O desastre foi causado por um terremoto submarino de magnitude entre 9,1 e 9,3 graus, com epicentro na costa oeste da Sumatra, na Indonésia que resultou num tsunami devastador.

#8 - Terremoto em Haiyuan, China
um dos maiores terremotos do mundo

O abalo também conhecido como “Terremoto de Gansu” tinha uma magnitude de 8,5 graus. Atingiu a China no dia 16 de Dezembro de 1920, na área de condado de Haiyuan (território governado por um conde), na província de Ningxia.

De acordo com o Catálogo de Danos por Terremonotos no Mundo, o desastre causou a morte de exactamente 235 502 pessoas.

#7 - Terremoto de Tangshan, China
um dos maiores terremotos de todos tempos

O terremoto de 7,5 graus de magnitude, no dia 28 de Julho de 1976 fez a cidade de Tangshan vivenciar um dos piores terremotos do século XX, com mais de 242 mil mortos. A cidade possuía na época cerca de um milhão de habitantes.

#6 - Terremoto de Antioquia, Turquia
um dos maiores terremotos de sempre

No ano de 526 (depois de cristo), um forte terremoto atingiu a Síria e Antioquia, deixando cerca de 250 a 300 mil pessoas mortas. Após o terremoto, um grande incêndio veio destruir o que o terremoto não conseguiu. A data exacta é estimada entre 20 a 29 de maio.



#5 - Ciclone da Índia
um dos maiores ciclones do mundo

No dia 25 de Novembro de 1839, a aldeia portuária de Corringa, localizada no estado de Andhra Pradesh,na Índia foi atingida por um forte ciclone que provocou uma onda de 40 metros, que destrui grande parte da vila e a maioria dos navios da área.

Onde aproximadamente 20 mil pessoas morreram afogadas no mar e um total estimado de 300 mil pessoas perderam a vida neste evento catastrófico que ficou conhecido como o “Ciclone da Índia”.

#4 - Ciclone Bhola
Um dos maiores ciclones do mundo, e um dos mais devastadores

O pior ciclone já registrado na história, atingiu o Paquistão Oriental (actual Bangladesh) e Bengala Ocidental, na Índia, no dia 12 de Novembro de 1970, inundando grande parte das ilhas baixas dos Ganges.

Entre 300 e 500 mil pessoas perderam suas vidas, principalmente devido às inundações que resultaram da onda causada pelo ciclone ou ainda devido ao aumento do nível da água na costa

#3 - Terremoto de Shaanxi, China
O sismo (terremoto) mais mortifero da historia.

No dia 23 de Janeiro de 1556, foi registrado o mais mortífero sismo (terremoto) da história, no qual morreram aproximadamente 830 mil pessoas. Mais de noventa e sete condados nas províncias  de Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu e Anhui foram afectados.

O catastrófico terremoto teve uma magnitude estimada em 8 graus (escala de Richter).

#2 - Inundação do Rio Amarelo, China
a pior enchente e segundo maior desastre natural do mundo

Considerada a pior enchente e o segundo pior desastre natural da história, em número de vítmas fatais. As águas da enchente cobriram cerca de 130 mil Km2, matando um número estimado entre 900 mil e 2 milhões de pessoas. Esta catástrofe ocorreu em Setembro de 1887.

#1 - Inundações na China Central
o pior desastre natural do mundo

O pior desastre natural da história foi o conjunto de enchentes que ocorreram entre Julho e Agosto de 1931, na região central da China. Estima-se que foram mortas 3,7 milhões de pessoas vítmas de doenças, afogamento e fome.


De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, mais de 51 mihões de pessoas foram afectadas directa e indirectamente pelas inundaçõs.

Conclusão

Enquanto os humanos sofrem as consequências dos desatres naturais, para a natureza os desastres naturais significam a mudança de ciclo, uma vez que auxiliam na renovação e manutenção dos ecossistemas, formação do relevo, abastecimento das fontes hídricas naturais, dentre outros.

Veja também:

Fonte(s): Hypescience, ehow, Toda Matéria

Escrito por:Paulo Amosse

Gostou? Partilha nas suas redes sociais.