Os 10 países mais pequenos do mundo


Nesta lista você vai conhecer os países mais pequenos do mundo. Mas vale ressaltar que mesmo sendo pequenos eles possuem vários atractivos naturais, arqueológicos e ainda alguns aspectos curiosos. Veja logo a baixo:

o quarto pais mais pequeno do mundo
10- Malta: 316 km2
Os malteses são considerados um dos povos mais católicos do planeta, pois eles possuem 365 igrejas em ilhas, e cada uma delas é destinada a cada dia do ano. A língua oficial de Malta é o maltês, língua que surge da fusão do Árabe falado aqui em África e Italiano da Sicília.

9- Maldivas: 298 km2
Maldivas é formada por mais de 1300 ilhas de corais, das quais 203 são habitadas. É considerada uma das nações mais pobres do mundo e mais estranha do planeta.

Estudos referentes ao aquecimento global estimam que o país desaparecerá em menos de 100 anos, pois o ponto de relevo mais alto do país tem 2 metros de altura em relação ao mar.

8- São Cristóvão e Névis: 269 km
Este país é não mais do que duas ilhas de origem vulcânica. Parcela considerável do país emigra para outros países à procura de emprego, tornando a remessa de salários com obtenção no exterior, uma das principais fontes de renda do arquipélago.

7- Ilhas Marshall: 181 km2
Esta ilha começou a receber fama nos anos de 1946, com os atóis de Bikini e Enewetak que foram palcos de testes nucleares americanos.

Atol é uma ilha em forma de anel feita por corais e outros invertebrados, em forma aproximadamente circular, formando no seu interior uma lagoa. Só para esclarecer.

Após 23 anos do começo da descontaminação, os EUA indemnizaram os habitantes da região para compensar os danos causados pelas explosões. 

Em 1986 ganharam a sua independência, porém é um estado livre associado aos EUA com expressivo grau de dependência económica.

6- Liechtenstein: 160 km2
O príncipe Hans-Adam II é o soberano do país, e está em terceiro lugar na lista dos governantes mais ricos segundo a revista americana Forbes. 

O país possuí poucos recursos naturais, mas é campeão da ecologia, já que todas as florestas são locais de protecção ambiental e não existem indústrias de grande peso.



5- San Marino: 60.5 Km2
De acordo com a tradição, este país localizado no pico de calcário da área central da Itália, surgiu no século IV, com o grupo de cristãos estabelecendo-se e escapando da perseguição romana.

A partir de 1862, após a formação das actuais fronteiras da Itália, vários tratados confirmam a independência do país.

4- Tuvalu: 24 km2
É um arquipélago localizado no Pacífico Sul que pode desaparecer pela subida do nível do mar. 

Tuvalu possuí solos pobres para agricultura e a situação piora com o aumento do nível do oceano que contamina a água potável.

3- Nauru: 21.2 km2
 Nauru é uma pequena ilha no Pacífico Sul. 

O país sobrevive da exportação (venda para o exterior) de guano e fosfato de cálcio formado por fezes solidificadas de pássaros pré-históricos que habitavam a ilha há milhares de anos.

E parte considerável do mineral é trocado pela água importada, porque Nauru não tem nenhum rio ou nascente natural.

2- Mónaco: 1.65 km2
Mónaco é principado (território governado por um príncipe), ocupando uma faixa estreita na costa sul da França.

Há algumas mansões da região que tem a sala no Mónaco e o quarto na França, facto muito curioso. 

Somente 5 mil pessoas da região dos 30 mil habitantes nasceram ali, sendo os demais italianos, ingleses e franceses que foram atraídos pelo glamour do famoso complexo de turismo.

1- Vaticano 0.44 km2
Neste pequeno país habitam cerca de 900 pessoas, todos sendo membros ou funcionários do clero.

A cidade apresenta sistema próprio de telefone, estação de rádio, sistema bancário, correio, farmácias e tudo que um país pode ter. 

Mas por outro lado, suprimentos como água, electricidade, comida e gás são importados da Itália.

Como você acha que seria viver num país com o tamanho de um distrito?

veja tambem:



Fonte (s): Top10Mais, wikipédia, Dicionário Informal, Dício.


Artigo escrito por: Paulo Amosse Cuambe