Como tornar seus estudos mais eficazes

Eu passei muito tempo da minha infância pesquisando: como memorizar a matéria mais rápido? Como ser inteligente? Como fazer bem o teste?

E durante essas pesquisas eu me identifiquei com algumas e com isso melhorei o meu desempenho escolar.

Hoje vou falar para vocês de algumas formas cientificamente comprovadas para tornar seus estudos mais eficazes e tenho a certeza que você vai se identificar com alguns pontos.

1- Anotar
Aprender algo difícil requer esforço para compreender o tópico de forma profunda. As vezes pode ser complicado saber por onde começar, mas se você organizar suas dúvidas, conclusões e pensamentos num rascunho isso pode se tornar menos assustador.

2- Revisar a matéria
Suponhamos que você acaba de ter aula de Física e a matéria em questão são pêndulos, se você revisar a matéria logo que chegar em casa as probabilidades de memorizá-la são ainda maiores.


3- Tempo
Este factor é muito importante, não castigue seu cérebro lendo muita coisa de uma só vez porque ele não vai responder correctamente na hora do vamos ver. Divide o tempo de estudo, faça pausas ocasionais. Parar um pouco a cada hora vai ajudar a aumentar a eficácia das suas técnicas de estudo e habilidades cognitivas. Eu uso este método quando tenho que estudar para vários testes.

4- Testar a si mesmo
Um estudo afirma que testar a si mesmo é muito mais proveitoso do que ler apenas. Fazer cartões com resumos ou até mesmo fechar os olhos e tentar recordar as informações podem te ajudar muito na compreensão da matéria.

Eu uso os quatro métodos em diferentes ocasiões e você? Qual é o seu método preferido de estudo?

Referência: Megacurioso


Artigo escrito por: Paulo Amosse Cuambe